Relatos e Potos

Série sobre Tsurumi (Kanagawa)

Yokohama Bay Bridge, um mirante para o porto

No dia 16 de março de 2009, o navio Fuji-maru atracou no Porto de Yokohama passando por baixo da ponte Yokohama Bay Bridge. Ele é o terceiro maior navio japonês de cruzeiro Não sei se é coincidência ou se foi uma escolha inconsciente, mas na maioria das cidades onde morei sempre teve grandes portos. Eu cresci sendo instigado pelos navios. Quando ainda estavam longe no mar, surgindo pequeninos no horizonte, eu sempre tentava identificar logo de que tipo que era: de carga, de cruzeiro, de guerra, petroleiro? Ao se aproximarem, forçava o olho para ler seu nome e ver sua bandeira. Era um jogo pessoal tentar acertar a sua origem, o seu país. Na infância, pensei até em ser marinheiro quando crescesse, para viver viajando, descobrir o mundo e os lugares de onde vinham os misteriosos navios.

Inaugurada em 1989, a Yokohama Bay Bridge é uma das atrações paisagísticas da Baía de Tokyo De tal forma que a paisagem dos portos e o movimento dos navios entrando e saindo das baías sempre foram muito familiares para mim. Mas o que eu vi na visita ao mirante da ponte Yokohama Bay Bridge foi inusitado, algo que merece ser experimentado por muitas pessoas.

O mirante parece um disco voador com forma cilíndrica. Ele está fixado na parte de baixo da ponte, a 50 metros acima do mar. A visão é de 360 graus. Dá para ver o Porto de Yokohama, a área industrial de Keihan, a Baía de Tokyo e até a Península de Boso (província de Chiba).

O mais fantástico é poder ver desse privilegiado “camarote” o desfile das embarcações por baixo da ponte. Afinal, este porto é um dos maiores do Japão. Segundo dados de 2006, o movimento anual foi de 40 mil navios, dos quais 11.506 estrangeiros.

Sky Walk
A ponte não é muito conhecida como local para se visitar, mas eu classificaria com um dos pontos mais interessantes da cidade de Yokohama, porque o público pode andar por uma parte dela sobre o mar, incluindo ainda um conjunto com torre, corredores e o mirante.

O mirante Sky Lounge parece um disco voador. Ele fica sobre o mar, a 50 metros de altura O acesso é feito através da Yokohama Bay Bridge Sky Walk, que fica no cais da ilha Daikoku-futo, no distrito de Tsurumi. Depois de subir a torre e passar pela bilheteria, chega-se no corredor que fica sob a ponte e que tem uma extensão de 320 metros. Ele vai até o mirante, mas no caminho já dá para curtir a paisagem portuária com os possantes binóculos (uso gratuito) que estão instalados em vários pontos. Tem dois corredores, um para ir e outro para voltar, com vistas diferentes.

No final do corredor fica o Sky Lounge, como é chamado o mirante. Além de possuir uma lanchonete, dentro dele acontece shows de música em todos os sábados, às 16h e às 19h.

Porto de Yokohama
O Porto de Yokohama fica na Baía de Tokyo, pertence à cidade de Yokohama e uma parte fica no distrito de Tsurumi. Ele foi inaugurado em 1859, como um porto internacional. Portanto, está completando 150 anos.

Hoje o Porto de Yokohama é um dos maiores do Japão, desempenhando um papel fundamental para o setor comercial e industrial da região e do país. Em 2006, o movimento de carga girou em torno de 138 milhões de toneladas.

Atrás do porto fica a extensa área industrial de Keihan, que emprega um grande número de brasileiros.

O pier do Daikoku Umizuri Koen, onde se pode praticar a pesca e admirar a paisagem do porto Ponto de pesca
Uma outro local para curtir o porto, ter um vista panorâmica da Yokohama Bay Bridge e ainda se divertir com pescarias é o parque Daikoku Umizuri Koen.

O parque fica na ponta do cais da ilha Daikoku-futo, próximo da ponte, e junto a ele tem um pier sobre o mar que é um excelente ponto de pesca, mas tem pagar ingresso. É uma área pública com excelente infra-estrutura e segurança, instalada pela prefeitura para oferecer lazer aos moradores.

É um local indicado para os amantes da pesca, mas também pode ser visitado pelas pessoas que desejam apenas apreciar a paisagem do porto - que é linda - e respirar o ar marinho.

Texto e fotos: Reginaldo Okada©
Coordenação e pesquisa: Satomi Shimogo
  • Web TV
Veja mais fotos
No dia 16 de março de 2009, o navio Fuji-maru atracou no Porto de Yokohama passando por baixo da ponte Yokohama Bay Bridge. Ele é o terceiro maior navio japonês de cruzeiroInaugurada em 1989, a Yokohama Bay Bridge é uma das atrações paisagísticas da Baía de TokyoA Sky Tower é a torre de acesso ao mirante da ponteO mirante Sky Lounge parece um disco voador. Ele fica sobre o mar, a 50 metros de altura
O interior do mirante, que conta com lanchonete e área para shows de músicaO pier do Daikoku Umizuri Koen, onde se pode praticar a pesca e admirar a paisagem do portoO pier do Daikoku Umizuri Koen, onde se pode praticar a pesca e admirar a paisagem do porto

Topo

| Home |